Este ano desenvolvi o projeto de identidade visual da 17ª OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática da Escolas Públicas) com o tema Semana de Arte de 1922, que comemora seu centenário neste ano de 2022. A OBMEP é um projeto nacional realizado pelo IMPA com o apoio da SBM (Sociedade Brasileira de Matemática) e promovida pelo […]
Este ano desenvolvi o projeto de identidade visual da 17ª OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática da Escolas Públicas) com o tema Semana de Arte de 1922, que comemora seu centenário neste ano de 2022.
A OBMEP é um projeto nacional realizado pelo IMPA com o apoio da SBM (Sociedade Brasileira de Matemática) e promovida pelo Ministério da Educação e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.
Um pouco mais de 17 milhões de alunos, do 6º ano do ensino fundamental até o último ano do ensino médio, de todo o Brasil, se inscrevem na OBMEP a cada ano. A identidade resultou em comercial na televisão, cartazes e folders com o calendário de cada etapa da olimpíada.
Sobre a Semana de Arte Moderna de 1922
Considerada o marco do Modernismo no Brasil, apresentou dança, música, recital de poesias, exposições e palestras. O evento realizado no Teatro Municipal de São Paulo. A Semana de Arte Moderna representou uma verdadeira renovação de linguagem, na busca de experimentação, na liberdade criadora da ruptura com o passado e até corporal, pois a arte passou então da vanguarda para o modernismo. O evento marcou época ao apresentar novas ideias e conceitos artísticos, como a poesia através da declamação, que antes era só escrita; a música por meio de concertos, que antes só havia cantores sem acompanhamento de orquestras sinfônicas; e a arte plástica exibida em telas, esculturas e maquetes de arquitetura, com desenhos arrojados e modernos (wikipédia).
O poster se apropria do fundo da capa do livro Paulicea Desvairada de Mário de Andrade que foi um marco da literatura brasileira. A antologia de contos do escritor paulista foi a primeira obra realmente de vanguarda do movimento Modernista. As ilustrações são da capa do Primeiro Caderno do Alumno de Poesia de Oswald de Andrade.
Referências Visuais do projeto gráfico: