Como criar uma nova experiência de socialização e compartilhamento de livros usados por meio da tecnologia?
Depois de finalizar o curso de formação em Design UX na Mergo (julho/2018 – São Paulo), o designer e professor Edu Agni ofereceu uma oportunidade para orientar alunos que desejassem realizar um projeto por conta própria.
Desafio
Como criar uma nova experiência de socialização e compartilhamento de livros usados por meio da tecnologia?
Etapas do projeto
Pré-Empatia > Empatia > Definição > Ideação > Prototipação > Teste
1) Pré Empatia
Pesquisa em sites de notícias e blogs para entender o compartilhamento de livros e quais negócios já trabalham com processo de troca. Após esta etapa foi realizada uma matriz CSD para organizar os principais pontos de foco para o desenvolvimento do projeto.
2) Empatia
Elaboração de um formulário no Google Form para entender os hábitos de leitura, compra e a troca dos leitores. As respostas permitiram traçar três perfis de leitores: Leitor Cuidadoso, aquele que valoriza e cuida dos seus livros, o Leitor Traça, interessado apenas no conteúdo e sem apego ao livro e, por fim, o Leitor Digital, em que a leitura é predominante em dispositivos móveis e e-books.
Formulei um roteiro de entrevista semi-estruturada para entender os hábitos de leitura, o que o leitor faz com o livro quando termina, se usa rede social de troca de livro e se já trocou alguma vez. Tive dificuldade de conseguir, em pouco tempo, candidatos para as entrevistas. Um solução para esta questão foram os cartazes “Procura-se”, colados nos postes do Rio de Janeiro e fotografados para divulgação. Postei o material no instagram como se tivesse achado curioso aquelas artes e sem saber exatamente do que se tratavam. Tive o retorno que precisava pois vários leitores tiveram interesse e me procuraram para marcar as entrevistas. Foram entrevistadas 17 leitores dentro dos três perfis traçados.
As personas foram baseadas nas caraterísticas de cada perfil focando nos seguintes aspectos: interesses e motivações, tarefas diárias, frustrações, background e principais tarefas e objetivos.
Com as personas definidas, segui para a jornada do usuário para identificar os pontos de contato e oportunidades com a experiência de compra, leitura e troca de livro.
3) Definição
Problema: Leitores (de livros impressos e digitais) sentem a necessidade de dividir a experiência da leitura com outros leitores mas possuem dificuldade de encontrar pessoas com as mesmos gostos e afinidades no universo literário.
Objetivos: Promover a interação e a troca de livros entre os leitores de forma acessível e econômica por meio da tecnologia.
Público-Alvo: Leitores que encaram a leitura como um momento de prazer. Este público gosta de trocar indicações e livros. Desejam interagir mais com outros leitores.
A solução para este problema foi um aplicativo que permitisse a troca de livros.
As principais funções: criação de perfil com foto (o aplicativo sugere que o leitor tire uma foto com seu livro favorito), biblioteca com leituras atuais e histórico, encontrar outros leitores (rede social), a troca de livros e o mural do leitora (feed de notícias com os principais eventos do universo literário). Além disso, o aplicativo apresenta uma moeda virtual chamada Bookado. Cada troca realizada, o usuário recebe bookados que podem ser trocados por cupons de desconto em livrarias e sites.
4) Ideação
Nesta etapa elaborei a Task-Flow focando na troca de livro dentro do aplicativo com o objetivo de pensar o caminho mais eficiente para o usuário efetuar a troca com outro leitor. O fluxo foi desenhado desde o cadastro até a confirmação de troca e recebimento do bookado nos créditos do aplicativo.
5) Prototipação
Os desenhos das telas foram realizados em papel. No primeiro momento, inseri cores e, posteriormente, percebi que nesta etapa, as cores eram uma distração para o teste de usabilidade. Neste momento, o mais importante seria focar no fluxo e funcionalidades para entender se o aplicativo possibilitava o usuário a efetuar a troca com facilidade. As telas de papel foram fotografadas e montei o fluxo de navegação para o teste.
6) Teste
5 leitores e usuários de redes sociais de livros aceitaram o convite para realizar o teste de usabilidade. Passei três tarefas: efetuar o cadastro, trocar um livro e usar os créditos da troca (bookados). Dos 5 usuários, 4 conseguiram realizar todas as tarefas e disseram que usariam o aplicativo.
Depois dos testes, apresentei o projeto na Mergo para uma banca de especialistas na área de Design UX para receber feedbacks e entender o que poderia ser aperfeiçoado no aplicativo.