Jazz ‘On

Jazz ‘On

Serviços

- Identidade Visual

Sobre

Projeto de identidade visual da produtora de shows, festivais e eventos de Jazz.

O objetivo da identidade visual do Jazz’ On é apresentar características como contemporaneidade, movimento e transparência. O projeto foi inspirado no ambiente das casas noturnas e nas jam sessions onde os músicos eram convidados para subir no palco e tocar com a banda sem nenhum ensaio prévio. Nestes encontros, os músicos presentes tocavam com a banca somando diversos estilos e combinações inusitadas. A produtora Jazz’ On realiza festivais, shows, discos e projetos culturais diversos na França e no Brazil.

Processo Criativo

Depois de frequentar algumas jam sessions, reparei em alguns padrões e organizei palavras que nortearam o projeto gráfico: inclinação, movimento, assimetria, vibração, luz, flexibilidade, performance, improvisação e transparência. A combinação do instrumento e do músico gera novos movimentos involuntários, o que dá vida aos encontros, e gera um momento único que não poderia ser reproduzido em uma gravação de um disco ou uma apresentação regular. Em termos visuais, trabalhei com a palavra contraponto que no universo da música é uma técnica de composição que combina duas ou mais melodias distintas executadas simultaneamente por instrumentos ou vozes. No entanto, a palavra também tem o significado do contraste harmonioso ou complementar. No caso, o contraste trabalhado foi entre o instrumento estático e reto versus o músico tocando e inclinando o seu corpo com energia e movimento como ilustrado na imagem abaixo.

A fonte do projeto foi a Avenir desenvolvida por Adrian Frutiger na década de 1920. A palavra francesa avenir significa futuro. As músicas das jam sessions são criações de um futuro inesperado e fluído sem planejamento. Por ser uma família inspirada no estilo geométrico, o contraste entre o estático e o movimento poderia ficar mais nítido.

Iniciei os estudos gráficos para fundir a fonte de texto no estilo regular e itálico sobrepondo os dois. A ideia foi trazer visualmente os feixes de luz do palco nas casas noturnas. Esta sobreposição gerou os movimentos típicos da luz e do corpo do músico além do vazado permitindo a marca diversas aplicações.

Cria Arte em Movimento
Conheça o projeto
Encontros piauí
Conheça o projeto